26.5.09

30 Anos..

“Uma mulher de trinta anos tem atrativos irresistíveis...Com efeito, uma jovem tem muitas ilusões, muita inexperiência, e o sexo é bastante cúmplice do seu amor; ao passo que uma mulher de 30 conhece toda a extensão dos sacrifícios que tem a fazer.

Lá, onde uma é arrastada pela curiosidade, por seduções estranhas ao amor, a outra obedece a um sentimento consciente. Uma cede, a outra escolhe. Essa escolha não é por si só uma lisonja? Armada de um saber quase sempre pago por dissabores, dando-se, a mulher experiente parece dar mais do que ela mesma, ao passo que a jovem, ignorante e crédula, nada sabendo, nada pode comparar e nem apreciar; ela aceita o amor e o estuda.

Uma nos aconselha numa idade em que de bom grado nos deixamos guiar, em que a obediência é um prazer; a outra quer tudo apreender e se mostra ingênua naquilo em que a outra é toda ternura.

Aquela propicia um único triunfo, esta obriga -nos a embates constantes. A primeira só tem lágrimas e prazeres, a segunda tem voluptuosidade e remorsos. Para que uma jovem seja amante precisa ser muito corrompida, e então é abandonada com horror, enquanto uma mulher possui mil modos de conservar a um tempo seu poder e sua dignidade.

Uma demasiado submissa,oferecemos à triste segurança da quietude; a outra perde demasiado por não exigir do amor suas inúmeras metamorfoses.

Uma desonra-se por si mesma, a outra por nossa causa mata uma família inteira.

A jovem só possui uma coqueteria, e acredita ter dito tudo despindo o vestido; mas a mulher tem-nas em grande número e se esconde sob mil véus; finalmente afaga todas as vaidades, e a novidade só lisonjeia uma.

Enfim, além de todas as vantagens de sua posição, a mulher de trinta anos pode se fazer jovem, desempenhar todos os papéis,ser pudica e até embelezar-se com a desgraça. Entre elas duas há uma distância incomensurável que vai do previsto ao imprevisto, da força a fraqueza. A mulher de trinta anos satisfaz tudo e a jovem, sob pena de não sê-lo, nada pode satisfazer." (Honoré de Balzac - A Mulher de Trinta Anos)



Bom,tenho três conclusões acerca deste assunto:
1º.Fazer 30 anos não é tão ruim.
2º. Balzac era O CARA!
3º. Chegar na minha idade e descer até o chão como eu desço me obriga a concordar com ele... rsrsrsrs

Nenhum comentário: